Como aplicar o endomarketing na empresa no final do ano
O endomarketing, ou marketing interno, é composto por um conjunto de práticas que promovem o engajamento e a satisfação dos funcionários com a empresa, resultando em melhores desempenhos e um ambiente de trabalho mais saudável. Pensando nisso, a Seara separou dicas para a realização de campanhas de endomarketing no final do ano. Confira!
1. Promova confraternizações
Realize celebrações e confraternizações empresariais para promover a comemoração e a interação entre seus colaboradores. Esses eventos podem ser adaptados para se adequar à sua realidade, seja de maneira presencial ou virtual no caso de instituições que funcionam de maneira remota, com funcionários espalhados por diferentes cidades ou países. Algumas ideias de confraternização são: café da manhã ou almoço especial, festa com jantar e dia em uma chácara.
2. Demonstre a importância dos funcionários
Agradecimentos e reconhecimentos são extremamente importantes para motivar os funcionários, afinal, quem não gosta de ser elogiado por um trabalho bem feito? Por isso, demonstre a importância dos colaboradores por meio de vídeos, e-mails, cartões ou mesmo discursos durante o expediente ou confraternizações.
3. Enfeite o ambiente de trabalho
Árvore de Natal, guirlandas, festão e luzes pisca-pisca são exemplos de decorações que podem ser inseridas no local de trabalho. Elas deixam o ambiente mais aconchegante e alegre, colaborando para o aumento da produtividade. Além dos enfeites prontos, é possível incluir alguns personalizados de acordo com o tipo de negócio da empresa. Por exemplo, uma livraria pode montar uma árvore usando livros.
4. Coloque um mural com desejos para o próximo ano
A atividade do mural de desejos é a organização de um painel para escrever desejos para o próximo ano. Ele pode ser feito com um quadro e papéis colados ou mesmo em uma parede na qual seja permitido escrever com algum tipo de caneta. Essa dinâmica é divertida e colabora para a decoração do local.
5. Apoie uma ação social
Essa época festiva é um bom momento para demonstrar solidariedade apoiando um grupo que necessite de ajuda. Essa ação de endomarketing promove o engajamento dos funcionários e colabora para a construção de uma sociedade melhor.Algumas dicas são: arrecadação de brinquedos para crianças ou de alimentos natalinos para montagem de cestas básicas especiais. Seja qual for a atitude escolhida, o importante é contribuir para a alegria no Natal de outras pessoas.
6. Faça um amigo secreto
O jogo de amigo secreto ou oculto promove a interação entre os envolvidos por meio da troca de presentes e da diversão no ambiente de trabalho durante as revelações dos resultados. Entretanto, vale lembrar que a brincadeira não é amada por todos, então, convide os colaboradores, mas deixe claro que a participação é opcional.
7. Colete feedbacks
O final do ano é o período ideal para coletar os feedbacks dos funcionários sobre as ações que ocorreram nos últimos meses e descobrir o que deu certo e deve ser mantido e quais pontos precisam ser melhorados. As opiniões podem ser pedidas durante reuniões individuais, coletivas ou por meio de formulários eletrônicos identificáveis ou anônimos.
8. Apresente os resultados e as expectativas da empresa
Realize uma reunião para apresentar os resultados do ano e as metas a serem atingidas nos meses seguintes. Dessa forma, todos terão uma noção clara do que foi produzido e do que precisa ser feito após as festividades.
Esses relatórios permitem que os funcionários comemorem as conquistas alcançadas e também podem auxiliar no pensamento de sugestões que contribuam para a melhora dos processos empresariais.
9. Realize um concurso com premiação
Um concurso com tema natalino como melhor decoração de setor ou mesmo um show de talentos são formas de engajar os trabalhadores em uma atividade que será alegre e trará leveza para a empresa.
A premiação oferece uma motivação extra para os participantes se inscreverem e se esforçarem para cumprir com excelência a tarefa da competição. Aqueles que não se incluírem no concurso podem contribuir votando para decidir o ganhador, assim, todos participam da brincadeira.
10. Faça sorteios de prêmios
Os sorteios são boas estratégias para campanhas de endomarketing, pois animam os colaboradores, especialmente aqueles que não gostam muito de atividades competitivas. Várias coisas podem ser colocadas como prêmios de acordo com o tamanho e condições da empresa. Alguns exemplos são ingressos de cinema, massageador, bicicleta, jantares em restaurantes, panelas elétricas ou mesmo viagens.
11. Distribua bônus em dinheiro
Distribuir bônus proporcionais à produção é uma forma de motivar os funcionários a entregarem melhores resultados.Quando esses valores são acrescidos ao salário no final do ano, deixam as festas ainda mais especiais, pois ajudam nas compras de presentes e itens para a ceia.
12. Reduza ou flexibilize o horário de trabalho
No final do ano, é comum que as escolas deem férias para os estudantes e funcionários. Todavia, o período de descanso dos pais ou responsáveis nem sempre coincide com o das crianças. Oferecer um recesso coletivo nessa época permite que os funcionários aproveitem o tempo em família e organizem viagens ou passeios.
Se não for possível usar esse esquema de férias por conta da logística da empresa, podem ser adotados o regime de home office ou cargas horárias reduzidas nas semanas que antecedem as festas.
13. Presenteie seus funcionários com kit Festa da Seara
O Natal é uma época de presentear, por isso, demonstre carinho aos seus colaboradores com kit Festa da Seara. São várias opções que incluem carnes típicas das festas de fim de ano, com o melhor tempero Seara, que as deixam macias e suculentas. Os kits também incluem bolsas térmicas para serem usadas em qualquer ocasião. Sua equipe vai amar!
Quais as vantagens do endomarketing?
As vantagens geradas por esse tipo de marketing são:
- Aumento da motivação da equipe, contribuindo para a melhora da produtividade;
- Desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável;
- Crescimento da satisfação com a empresa;
- Retenção de bons funcionários;
- Aumento do engajamento dos colaboradores nas ações da empresa.
As campanhas de endomarketing são essenciais para o engajamento dos trabalhadores, resultando em uma maior produtividade. Algumas ações para promover o marketing interno na época do final do ano são: confraternizações, decorações, apoio de causas sociais, apresentação e coleta de feedbacks, premiações, diminuição ou flexibilização das horas trabalhadas e a entrega de kits Seara.
Ainda tem dúvidas sobre o kit? Descubra mais sobre as opções de kit Festa e escolha o ideal para presentear seus funcionários!